sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Petrobras vende gasolina pra Argentina, Uruguai e Chile a preço de banana. Enquanto no Brasil…

Petrobras vende gasolina pra Argentina, Uruguai e Chile a preço de banana. Enquanto no Brasil…


Enquanto a Petrobras vende gasolina no Brasil a preço de ouro, em outros países em que ela atua acontece o contrário. Desde o dia 1º de dezembro de 2015, o combustível teve uma alta média de 10% no país, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). No mesmo período, em outras praças, o valor pago na bomba caiu em até 12%.

A explicação é simples. No mercado internacional, desde julho do ano passado, o barril do petróleo Brent caiu significativamente. Despencou da casa dos US$ 110 para US$ 58,67, média registrada nesta semana, de acordo com a agência “Energy Information Administration”, do governo dos Estados Unidos. Os valores representam uma queda de 53%.
Ao mesmo tempo, no período em que o petróleo teve forte alta, de 2010 até meados do ano passado, os preços da gasolina no Brasil não acompanharam as variações. Por isso, agora é o momento de recompor o caixa da empresa e do governo brasileiro. Mas isso só ocorre em território nacional, e não atinge os braços da petrolífera em outros mercados.

Nos países em que vende gasolina nas bombas, como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, a Petrobras não detém o monopólio, como no Brasil, e precisa entrar na concorrência se quiser ter um preço competitivo. Por isso, com a queda no preço do petróleo no mercado internacional, a empresa tem reduzido os valores praticados nos países vizinhos.

3 comentários: